Normativa para aquisição de Ônibus por parte das empresas

Uma das principais atribuições do CEtran será fiscalizar os excessos de frota, prática muito comum por parte dos empresários de San Andreas. Compram ônibus sem nenhum controle, quando não tem nem linha definida para eles operarem. Foi definido, no regulamento do transporte de passageiros, o teto de 2000 ônibus em toda San Andreas, e na normativa para os Departamentos de Transporte, definiu-se que cada empresa urbana ou municipal poderá ter no máximo 80 ônibus. 

O CETran fará controle rigoroso para o cumprimento desta normativa, e para tanto, fiscalizará parte das negociações de veículos novos ou usados, da seguinte forma:

A partir do dia 9 de maio de 2011, será imposto um limite de compra para 20 veículos ao mês em cada empresa. Esse limite diz respeito tanto para veículos novos, como para veículos usados, revendidos de uma empresa para outra.

Até 20 unidades, as compras podem ser feitas diretamente nas concessionárias, e o CEtran não necessita ter conhecimento sobre elas. Basta a empresa ter pré-cadastro aprovado pelo CETran, estar dentro do regulamento de transportes, para que a negociação seja aprovada. Se levarmos em conta que o teto para operações urbanas e municipais, é permitido às empresas renovarem 1/4 de sua frota por mês, sem precisar comunicar nada a ninguém.

Já para compras de 21 unidades ou acima disto, a concessionária deve nos passar por email o pedido de compra, informando o modelo do chassi+carroceria e motivo da compra. Se a negociação for feita de empresa para empresa, esta deverá ser comunicada por email ao CETran pela empresa que deseja adquirir os veículos.

Se o motivo for renovação de frota, informar os modelos que serão retirados de circulação. Caso a compra seja um acréscimo de frota, a empresa deve apresentar uma listagem atualizada de frota da empresa, e informar para qual linha os novos ônibus vão circular. Analisaremos se é necessário esse aumento de frota, e temos o poder de vetar a compra da empresa.

O CETran e os Departamentos de Transporte estão tomando tais medidas para evitar o excesso de ônibus circulando sem necessidade em todo o território de San Andreas. Sem o excesso de ônibus circulando, os engarrafamentos e a poluição, tanto sonora, como a do ar, diminuirão constantemente. Faça sua parte, colabore com esta normativa, e torne nosso estado mais limpo e de trânsito fácil!